Presidente do COMAGSUL visita Brasília; Josué Mendes reforçou alianças para projetos dos 23 municípios

O presidente foi recebido pelos senadores Teresa Leitão e Fernando Dueire

Postado em 08 de Dezembro de 2025 ás 21:48

Logo no início de sua nova gestão, como presidente do Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul (COMAGSUL) Josué Mendes, que também é prefeito de Agrestina, realizou na última semana, sua primeira visita oficial a Brasília. Betânia Ribeiro, coordenadora de Articulação da entidade e Sávio Omena, coordenador Administrativo, acompanham o gestor durante toda a semana. A agenda institucional na capital Federal incluiu visitas estratégicas para o fortalecimento do consórcio e projetos de regionalização dos 23 municípios consorciados. Entre os assuntos, o projeto de saúde consorciada, Porto Seco, Consórcio Nacional de Gestão Climática e Prevenção de Desastres (Conclima), e a parceria com deputados, senadores e ministros. 


Muito bem acolhido nos gabinetes dos políticos pernambucanos, Josué Mendes não fez pretensões partidárias durante os dias que esteve em Brasília. O presidente foi recebido pelos senadores Teresa Leitão e Fernando Dueire, o ministro Sílvio Costa Filho e a equipe do senador Humberto Costa. Josué visitou também a Câmara dos Deputados Federais, Senado Federal, Confederação Nacional de Municípios (CNM) e ministérios do Governo Federal.


A necessidade da implantação das emendas com repasse aos consórcios, o protagonismo do consórcio, a força da saúde consorciada e como os municípios podem ganhar com esses projetos, foram alguns dos assuntos tratados pelo presidente. A implantação do projeto da Transnordestina, obra ligada à plataforma Multimodal/Porto Seco, que deve contribuir na interiorização do desenvolvimento econômico de municípios da região e o aterro sanitário, foram outras pautas levantadas durante as audiências de Josué e equipe.


Ainda em Brasília, o presidente do Comagsul participou do IV Encontro do Fórum Nacional de Consórcios Públicos. Segundo Josué, entre os objetivos desse encontro, promovido pela Confederação Nacional de Municípios, a CNM foi de apresentar proposta de aperfeiçoamento da Lei dos Consórcios Públicos, assim como apresentação dos consórcios nacionais que foram criados pela CNM: o Consórcio Nacional de Gestão Climática e Prevenção de Desastres (Conclima) e o Consórcio Nacional de Gestão de Regimes Próprios de Previdência Social (CNPREV).