COMAGSUL E SECRETÁRIOS MUNICIPAIS FAZEM VISITA A SEDE DA BERSO NA UFPE

O objetivo da visita foi conhecer de perto as operações da BERSO

Postado em 23 de Março de 2024 ás 16:03

Na quarta-feira, 20 de março, uma delegação de secretários municipais vinculados ao Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul de Pernambuco (COMAGSUL) realizou uma visita à Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (BERSO), sediada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Recife.

O objetivo da visita foi conhecer de perto as operações da BERSO, seus projetos e contribuições para a gestão de resíduos sólidos na sociedade contemporânea.

A iniciativa do encontro foi promovida pela equipe de articulação da BERSO, em colaboração com dirigentes do COMAGSUL, com o intuito de ampliar o debate sobre a missão institucional dos municípios na transformação dos resíduos sólidos em recursos sustentáveis.

Entre os representantes municipais estavam:

AGRESTINA, com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Ivan Veras; a Orientadora Pedagógica do Município, Luciana Fátima de Melo; e o Coordenador de Sistemas, Bruno de Menezes.

BELÉM DE MARIA, representado pelo Secretário de Educação, Mateus Emanuel Vieira, e pelo Secretário de Agricultura, Antônio Moura da Silva.

CUPIRA, com o Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente, representado por Ivan Pastichi.

PANELAS, representado pelo Instituto Mata Viva, com José Everaldo Rodrigues da Silva.

RIACHO DAS ALMAS, com o Secretário de Meio Ambiente, Gleydson de Oliveira Silva, e o Secretário de Desenvolvimento Rural, Djair Rosendo de Lima.

SÃO BENEDITO DO SUL, com o Secretário Municipal de Agroecologia, Luiz Adolfo Cavalcanti de Paula.

e IBIRAJUBA, com o Secretário de Agricultura, Lucas Justino de Freitas, e o Técnico Agrícola, Ellyson Gabriel de Sobral.

Durante a visita foram apresentados os processos e tecnologias utilizadas pela BERSO, para transformar resíduos orgânicos em produtos de valor agregado, além de discutir possíveis parcerias e ações colaborativas entre a instituição e os municípios representados.

Essa iniciativa reflete o compromisso das autoridades municipais em buscar soluções inovadoras para a gestão sustentável dos resíduos sólidos, visando não apenas a preservação ambiental, mas também o desenvolvimento econômico e social das comunidades locais.

A equipe da BERSO esteve representada pelo Coordenador Geral, Rômulo Menezes, o Vice coordenador Operacional, Manoel de Castro, o Gerente de Comunicação, Luiz Carlos Alfino, a Diretora da Startup Pegasus, Maria Helena de Sousa, a Pesquisadora Patrícia Reis e o Agrônomo Luiz Camocim.

Representando o Consórcio COMAGSUL, estava presente o Coordenador da Câmara temática da Cultura, Andre Vilarim, o Coordenador de Programas, Dr. Bartolomeu Mendonça, a Coordenadora de Articulação, Betânia Ribeiro, o Coordenador da Escola de Governo, Sávio Omena, além da Engenheira Ambiental Laís Oliveira.

COMAGSUL – 21 Anos promovendo a Integração Regional

Fotografia - Manoel de Castro