FORMAÇÃO INICIAL É REALIZADA EM CATENDE

A reunião contou com grande número de Voluntários

Postado em 05 de Dezembro de 2023 ás 09:33

O Município de Catende-PE realizou nesta quarta-feira, 29 de novembro, a primeira reunião de Formação Inicial, parte integrante do Programa de Voluntariado.

A reunião em tom didático e orientativo contou com grande número de Voluntários.

Dentre outros objetivos, o voluntariado tem o condão de provocar o despertar do civismo, o engajamento de pessoas da comunidade no serviço público, sem perder de vista a geração de renda, melhorando assim a massa financeira das famílias Catendenses.

O Consórcio Público COMAGSUL, no seu papel de Autarquia do Município, se fez presente coordenando a 1ª Reunião de Formação Inicial, levando informações, capacitação e clareza em relação ao Programa de Voluntariado, no qual, ainda foi possível esclarecer dúvidas dos participantes presentes sobre os direitos e deveres dos Voluntários.

A formação inicial é uma exigência da Lei federal 14.370/2022, que disciplinou a atuação de Agentes Civis Voluntários nos Municípios e Distrito Federal.

O Voluntariado de Catende conta com a participação de cerca de 200 pessoas, as quais estão distribuídas nos Programas Governamentais executados pelo Município.

São eles: Programa de Proteção Ambiental, Programa Todos pela Educação, Pro Saúde, Pro Social e o Programa de Proteção do Patrimônio.

Com a sensibilidade da Prefeita Dona Graça, foi possível a realização desse primeiro passo nessa formação tão importante.

Durante as palestras realizadas ficou consignado que a Prefeita do Município utiliza uma ferramenta administrativa, in casu, Programas de Voluntariado, instrumento também utilizado pelo Supremo Tribunal Federal, Conselho Nacional de Justiça, Conselho Federal do Ministério Público e Universidades Federais, demonstrando assim, grande acuidade administrativa.

Representando o Consórcio, estiveram presentes o Coordenador Administrativo Hildeberto Rodrigues, Dr. Bartolomeu Mendonça, Coordenador de Projetos, Dr. Marcelo Antônio, Procurador Jurídico e a Palestrante Final Betânia Ribeiro, Coordenadora de Articulação Institucional.

COMAGSUL – 21 Anos promovendo a Integração Regional.